Natal: a festa da família

29/11/2022

9min

Natal: a festa da família

Uma das maiores festas do mundo cristão, o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro há, pelo menos, cerca de 1.650 anos. É dia de reunir a família, trocar presentes e celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Saiba mais sobre o Natal e como ele é comemorado nas cinco regiões do Brasil.

 

Afinal, como surgiu o Natal?

O Natal, todos sabemos, é celebrado no dia 25 de dezembro, quando comemoramos a data do nascimento de Cristo, mas nem sempre foi assim. A verdade é que essa data comemorativa é cercada de lendas e histórias.

Contam que, antigamente, não havia uma data fixa. Os romanos comemoravam a entrada do inverno no dia 25 de dezembro e que teria sido, a partir do século IV, que a data, enfim, ficou definida como a do nascimento de Jesus. Isso, a partir de um decreto do Papa Júlio I, no ano de 350 d.C.

O fato é que a festa de Natal é celebrada hoje em todo o mundo cristão e é cheia de tradição, simbolismos e significados. Dizem que a ideia de uma árvore de Natal decorada teria nascido em 1530, na Alemanha, com o célebre Martinho Lutero.

Ao passar em uma noite pela floresta e ver a beleza de pinheiros cobertos de neve sob o céu de estrelas, ele teria tido, então, a ideia de reproduzir a cena em sua casa com galhos, algodão, enfeites e velas acesas. Daí, nasceu a tradição, trazida para o Brasil pelos imigrantes alemães, simbolizando alegria, paz e esperança. 

 

Símbolos natalinos

Outros fortes símbolos natalinos são o Papai Noel, o presépio, a troca de presentes e, claro, a ceia.

Papai Noel

O Papai Noel teria sido inspirado em um bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia no ano de 280. Homem de bom coração, ele costumava ajudar as pessoas pobres deixando saquinhos com moedas, próximos às chaminés das casas. Graças a isso, foi transformado em São Nicolau pela Igreja Católica.

Na Alemanha, também surgiu a associação de sua imagem com a do Natal, que logo se espalhou pelo mundo. Nos Estados Unidos, ele ganhou o nome de Santa Claus e no Brasil, de Papai Noel. A sua vestimenta tradicional nas cores vermelha e branca, com o cinto preto, teria sido popularizada em 1886, pelo cartunista Thomas Nast.

Presépio

Já a tradição do presépio — representação do cenário do nascimento de Jesus com a manjedoura, os animais, os reis Magos e José e Maria —, teve início em São Francisco de Assis, na Itália, no século XIII.  E a troca de presentes é inspirada no ato dos três reis magos: Belchior, Baltazar e Gaspar. Ao visitarem Jesus, os três levaram presentes ao recém-nascido como símbolo de afeição e carinho.

Ceia de Natal

Também é tradição no Natal reunir a família para uma ceia, realizada na véspera, no dia 24 de dezembro. Isso porque, segundo os historiadores, Jesus nasceu durante a noite e, por essa razão, a noite do dia 24 para o dia 25 é conhecida como “noite feliz”, um momento para um encontro das famílias em torno de uma alegre confraternização.

No Brasil, a tradicional ceia de Natal tem à mesa peru, frutas secas, frutas em calda, panetones, nozes, castanhas e saladas, além de mais recentemente ter recebido também frango e pernil. Depois da ceia, os católicos participam da chamada Missa do Galo, à meia noite.

 

Natal no Sul do Brasil

Sem dúvida, uma das mais bonitas e grandiosas festas de Natal no Brasil está na região Sul, na cidade de Gramado (RS), onde acontece o famoso Natal Luz, considerado “o maior Natal da América Latina”.

“O Grande Desfile de Natal” (com acrobatas, bailarinos, patinadores, atores e atrizes e efeitos especiais), o “Natal pelo Mundo” (que conta a história da menina Sofia e seus amigos que partem numa aventura encantada para conhecer o Natal do mundo todo) e o maravilhoso show “Reencontros de Natal” (um espetáculo de música, luz, e pirotecnia, onde o palco é montado no centro de um lago) são as três maiores atrações do evento.

Os turistas também podem conferir uma extensa programação gratuita como a Parada de Natal, a Vila de Natal, a Árvore Cantante e o tradicional show de acendimento das luzes. Enfim, algo mágico e realmente imperdível.

 

Natal no Nordeste brasileiro

A região Nordeste é rica em festas populares e manifestações culturais. Na época de Natal, não seria diferente.

São muito conhecidas, por exemplo, a Folia de Reis, o Auto dos Quilombos e a Chegança. Na Folia de Reis, que vai de 24 de dezembro a 2 de fevereiro, homens caracterizados de Reis Magos saem à noite pelas ruas das cidades do interior, parando nas casas onde há presépios para cantar, dançar e abençoar a família com uma bandeira que representa o anúncio do nascimento de Jesus.

Já o Auto dos Quilombos é uma encenação teatral, com danças e cânticos, que procura reconstituir os quilombos: núcleos que eram povoados por escravos fugitivos no século 17. São representadas duas guerrilhas: uma de índios e outra de negros aquilombados. Os negros, vencidos, são levados em folia pelas ruas, onde são vendidos ou trocados por balas e doces.

Já a Chegança, também muito popular no Nordeste (chamada de “barca” na Paraíba), é também uma encenação de luta entre cristãos e mouros, que ocorria durante a Idade Média.

 

Natal na Região Centro-Oeste

A cidade de Feliz Natal existe e fica no estado do Mato Grosso. Com uma população de 13 mil pessoas, o município chega a receber 4 mil para a festa de Natal, que inclui um show pirotécnico no dia 24, apresentações musicais e uma linda iluminação por toda a cidade.

Em Goiânia (GO), também é possível observar uma bela decoração de Natal. Em Brasília, a Torre da TV — um dos principais pontos turísticos da capital — recebe iluminação especial e espetáculos gratuitos. Em Campo Grande (MS), uma verdadeira “cidade do Natal” é montada na época, toda decorada e com muitas atrações de cultura, lazer e turismo, com praça de alimentação e vários shows.

 

Comemorações natalinas no Sudeste

Sendo uma Região mais urbana, é tradição que as grandes cidades do Sudeste comemorem o Natal em casa, em família, com a casa decorada, o presépio, a ceia e a troca de presentes.

Mas várias cidades como Itu (SP), Guararema (SP), Campos do Jordão (SP), São Lourenço (MG) e Guaxupé (MG), recebem decoração especial. No Espírito Santo, é popular o “Reis de Boi”, em homenagem aos Reis Magos, que é realizado do Natal até o dia 3 de fevereiro, quando então se comemora o dia de São Brás.

 

Natal na Região Norte do Brasil

O Norte brasileiro também promove manifestações festivas e populares no Natal. Entre elas, destaca-se a Folia de Reis e o Congo, ou Congada, que tem origem africana e representa a coroação do rei e da rainha, eleitos pelos escravos, e a chegada da embaixada, que motiva a luta entre o partido do rei e do embaixador. Vence o rei, perdoa-se o embaixador, e a festa termina na igreja.

Este é o Natal no Brasil.

Compartilhar

Deixe uma resposta

Página Inicial

Descubra mais sobre Blog Atacadão

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading