Oktoberfest: a festa da cerveja

11/08/2021

7min

oktoberfest-a-festa-da-cerveja

Tudo começou em 1814, em Munique, na Alemanha, quando o rei bávaro Ludwig I promoveu um grande festival de cerveja para celebrar seu casamento. Desde 1872, a Oktoberfest (ou festa de outubro) acontece por lá todos os anos, sempre entre o final de setembro e o primeiro domingo de outubro.

Aqui no Brasil, a tradicional festa da cerveja alemã já ocorre em vários lugares com destaque para a cidade de Blumenau, em Santa Catarina. 

A maior festa da cerveja do mundo

A Oktoberfest Munique é a maior do mundo e todos os anos, cerca de 6 milhões de pessoas participam das comemorações. O incrível é que, até hoje, a festa é realizada no mesmo parque do dia do casamento, batizado de Theresienwiese, em homenagem à noiva de Ludwig I.

Ao longo dos anos, com a disseminação da imigração alemã, a festa espalhou-se pelo mundo inteiro. Hoje, a Oktoberfest é realizada em diversos países, como Argentina, Estados Unidos, Itália e, obviamente no Brasil, onde a semente foi plantada com o início da colonização alemã no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a partir de 1824.

Já no início do século XX, em 1911, a sociedade Sogipa, clube de origem alemã, realizou, em Porto Alegre, a primeira Oktoberfest no Brasil. Entretanto, foi a partir dos anos 80 que a festa, onde a cerveja é a bebida protagonista, se transformou em um grande evento popular.

A Oktoberfest é um grande festival da cultura alemã

E tudo é festa! Tem desfiles, danças típicas, cantos, muito chopp e o melhor da culinária alemã. Além disso, são escolhidas entre dez candidatas pré-selecionadas, uma rainha e duas princesas.

O tradicional “concurso nacional de tomadores de chopp em metro” — onde os concorrentes têm que beber um metro de chope (tulipa de 600 ml) sem babar ou tirar a tulipa da boca, vencendo o que tomar em menos tempo — também acontece todos os anos. O interessante é que desde 2013 o chopp utilizado na competição não tem álcool, pois o objetivo da brincadeira é premiar o mais rápido bebedor.

A Oktoberfest Blumenau é um dos maiores eventos turísticos do Brasil. A festa acompanhou as tendências tecnológicas, modernizou-se em vários aspectos e, principalmente, retornou a festejar com todos os elementos da cultura germânica local! 

A cada ano, os milhares de visitantes vivem, de verdade, a experiência das tradições alemãs, com música, comida típica, chopp e, claro, muita alegria.

Grande variedade de cervejas e bebidas em geral

Na festa Oktoberfest tem cerveja e chopp para todos os gostos. Além do fornecedor oficial da atração, várias cervejarias artesanais da região incrementam a carta de cervejas para agradar a todos os paladares, com estilos como IPA, Weiss, bock e outros.

Segundo o site oficial do evento, em cada edição chegam a ser consumidos quase 500 mil litros de chopp e mais de 20 mil garrafas de cervejas importadas, sem contabilizar as cervejas artesanais e as nacionais consumidas durante as semanas de comemoração.

Atrações da Oktoberfest

Uma das principais atrações, sem dúvida, são os desfiles temáticos que acontecem nas quartas e sábados durante o evento, ao longo da Avenida XV de Novembro. Durante quase duas horas, cerca de 3.000 participantes, devidamente caracterizados, encantam o público!

São grupos de dança nacionais e internacionais, sociedades de tiro ao alvo e carros alegóricos numa apresentação muito animada que envolve desde crianças de colo até alemães com mais de 80 anos de idade.

Quer participar da Oktoberfest? Confira estas dicas!

Para quem quiser programar a viagem a Blumenau é importante saber que o Parque Vila Germânica — onde a Oktoberfest acontece — tem capacidade máxima de 40.000 pessoas. Garanta o ingresso com antecedência! 

Em algumas edições, a entrada no primeiro e último dia da festa era gratuita, nos demais dias os valores variam e podem chegar a R$40,00.

Ah, e atenção: Além das demais disposições legais, existe uma Lei Municipal que garante a meia-entrada para quem for vestido com trajes típicos da Oktoberfest. Aproveite para garantir o desconto e capriche! 

Outras cidades para curtir a festa da cerveja

Blumenau não é a única cidade do Sul que celebra uma grande festa da cerveja no mês de outubro. Em Santa Catarina, cidades como São Bento do Sul, Brusque, Timbó, Jaraguá do Sul, Itapiranga, Itajaí e diversas outras também realizam eventos nos mesmos modelos.

Sem falar no Rio Grande do Sul, onde a colonização alemã também é muito forte. No Estado, acontecem ótimas Oktoberfest em cidades como Santa Cruz do Sul, Igrejinha, Cerro Largo (Oktoberfest-Missões), São Lourenço do Sul, Alpestre, Condor, Maratá e Santa Rosa.

As maiores são a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, que é realizada desde 1984 e reúne cerca de 450.000 pessoas a cada edição, e a Oktoberfest Igrejinha, considerada a maior festa comunitária e filantrópica do Brasil — 3.000 pessoas, o que representa mais de 10% da população da cidade, trabalham voluntariamente no evento.

Já no Paraná, a maior Oktoberfest acontece na região Oeste, em Marechal Cândido Rondon (conhecida como a cidade mais germânica do estado). Outras grandes festas também são realizadas em São Jorge d’Oeste, Rolândia, Pato Bragado e Ponta Grossa, que desde 1990 celebra a chamada München Fest, que divulga o chope escuro do tipo München.

Além do sul do país, a Oktoberfest Brasil também é motivo de animação em cidades como Rondonópolis, no Mato Grosso; Olinda, em Pernambuco e Guaramiranga, no Ceará, (onde, além da cerveja, são reverenciados o vinho e as flores numa animada mistura das culturas alemã e cearense).

 

Prepare-se: em outubro tem festa!

Deixe uma resposta

Página Inicial