5 dicas para melhorar as compras da sua empresa

03/08/2021

6min

Em uma empresa de varejo, quer seja ela um mercado, uma mercearia, uma padaria ou mesmo um restaurante, são muitas as opções de compras e produtos diferentes que você, como comerciante, precisa comprar.
Você sabe como esse processo é trabalhoso e merece atenção. Por isso, confira a seguir 5 formas de melhorar as compras do seu comércio de varejo. Não deixe de conferir ainda nossa dica extra!

1. Escolha bem o seu fornecedor antes de ir às compras

Quando for escolher os fornecedores, estabeleça critérios para a compra. Verifique a idoneidade e capacidade das empresas candidatas, avalie sua estrutura, o tempo de atuação no mercado, a qualidade e diversidade de produtos e a sua real capacidade de entrega.

Depois, considere também a maior ou menor proximidade da empresa fornecedora em relação ao seu estabelecimento ou depósito; isso pode ser importante na diminuição de custos do frete, por exemplo.

Após a primeira compra de mercado, faça sempre uma reavaliação, acrescentando pontos como pontualidade das entregas feitas, qualidade das embalagens e também como a empresa atua no chamado “pós-venda” (ou seja: o que ela faz quando surge algum tipo de problema após os produtos terem sido entregues no seu estabelecimento).

2. Estabeleça uma parceria de compras do tipo ganha-ganha

Uma vez escolhidos os seus fornecedores, passe a considerá-los como parceiros da sua loja de varejo e procure ter bom relacionamento com eles, o que certamente ajudará na solução de eventuais problemas.
Lembre-se de que toda a situação de compra implica uma venda, ou seja, uma relação bilateral que deve ser boa para ambas as partes, na chamada parceria “ganha-ganha”.
O fornecedor poderá oferecer mais vantagens quanto maior for, por exemplo, o volume de itens da sua lista de compras. Além disso, falando pessoalmente com os seus mais importantes fornecedores, você pode receber informações essenciais sobre o mercado que serão úteis para o seu negócio e também novidades sobre produtos, como lançamentos de bebidas e outros alimentos.

3. Não abra mão da tecnologia disponível

A tecnologia está completamente presente em nossas vidas. Por isso, quando se trata de compras para a sua empresa, não poderia ser diferente. O uso da tecnologia no Setor de Compras também tem um papel importante para melhorar o desempenho da área.
Procure sempre se atualizar para conhecer, investir e utilizar os softwares de automação e gestão que são disponibilizados nesse segmento. Com eles, você pode manter uma lista com todos os contatos dos seus fornecedores cadastrados, com os valores de contratos negociados, os produtos que eles disponibilizam e os preços praticados.
Ter acesso a todos esses dados é fundamental para facilitar o gerenciamento adequado de suas compras.

4. Negociar segue sendo fundamental quando o assunto é comprar

A negociação em si continua sendo fundamental para a maior eficiência do setor de compras. O menor preço a ser pago é sempre um objetivo importante, mas, lembre-se, ele não é o único alvo a ser acertado.

É preciso negociar para assegurar algumas outras vantagens, como qualidade, entrega com pontualidade e adequada reposição de estoques de produtos de limpeza e outros itens como esses que são essenciais.

Para uma boa negociação, existem algumas técnicas que você pode utilizar. Uma delas é a da reciprocidade, ou seja, quando você oferece um benefício para o fornecedor em troca da negociação. Como, por exemplo, fazer o pagamento à vista ou se comprometer com novas compras em longo prazo para obter preços menores.

Lembre-se que, embora estejamos tratando de negócios, a atenção, a educação e a gentileza sempre contarão pontos a seu favor, fazendo com que você tenha mais sucesso na negociação e benefícios para sua empresa.

5. Cuide com o que segue depois da compra

O êxito de uma boa compra não se esgota nela mesma. É preciso continuar cuidando para que tudo dê certo.

A entrega dos produtos deve ser sempre pontual e conferida com muita atenção. E outra questão importante que pode fazer toda a diferença na otimização de suas próximas compras é o pagamento delas. Pague as compras em dia, no vencimento, e garanta com isso a manutenção – e até ampliação – de todos os benefícios que você tenha conquistado até então.

DICA EXTRA: Treine a sua equipe para a melhoria de todo o processo de compras

Por fim, como em qualquer outra área, treinar pessoas de sua equipe é igualmente fundamental.
Treine o seu time de colaboradores e transforme-os em compradores de modo que eles entendam, cada vez mais, o processo como um todo e sejam capazes de substituir você quando o assunto for comprar melhor para vender mais ou, em outras palavras, gerar mais lucro para a sua empresa.

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