Belém do Pará: a metrópole do Norte

20/02/2022

6min

Belém do Pará

Ao longo de seus mais de quatro séculos de história, Belém do Pará vivenciou momentos gloriosos, como o período áureo da borracha, no início do século XX, quando recebeu inúmeras famílias europeias, que influenciaram a arquitetura local.

Tanto que, na época, a cidade chegou a ser conhecida como a “Paris na América”. E mesmo hoje, apesar de ter se transformado em uma metrópole cosmopolita e moderna em muitos aspectos, a capital do Pará ainda mantém um lado bucólico.

Localizada no extremo norte do Pará, às margens da baía do Guajará e quase de frente para a Ilha de Marajó, Belém é um importante centro cultural, econômico e político de toda a região, influenciando uma população de cerca de oito milhões de pessoas, não apenas no Pará, como também nos estados do Amapá e Maranhão.

A capital mais chuvosa do Brasil

É uma cidade com um clima predominantemente tropical, com calor o ano inteiro e muita chuva no chamado período de “inverno”, entre os meses de dezembro e maio. Belém é a capital onde mais chove no Brasil.

Por isso, a primeira recomendação para quem quer conhecer a cidade é a de que programe sua viagem para o período entre os meses de julho e novembro, inclusive aproveitando para participar das festividades do Círio em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, que acontecem com toda a pompa e circunstância, no mês de outubro de cada ano. 

O que fazer em Belém do Pará?

Em sua próxima viagem, não deixe de visitar a imponente Basílica de Nazaré, inaugurada em 1923, no mesmo lugar em que foi achada a imagem da santa por um caboclo chamado Plácido.

Além da basílica, existem várias outras atrações imperdíveis na cidade.

Conheça o famoso Mercado Ver-o-Peso

O Mercado Ver-o-Peso é, não apenas o coração da cidade, mas um dos mais incríveis mercados do planeta. Lá, você vai encontrar todos os ingredientes da Amazônia, como açaí, priprioca, jambu, mandioca brava, castanha-do-pará, pirarucu, surubim, curimatã, tambaqui, entre outros, num conhecido e clássico caos organizado.

Além de um cenário lindo, marcado pelos barcos coloridos ancorados na baía, no Ver-o-Peso você compra literalmente de tudo! Os peixes ocupam a parte fechada (a mais bonita, sob uma estrutura de ferro), mas também tem barraquinhas de frutas e sucos, artesanato e uma divertida área com benzedeiras e seus milhares de pozinhos, loções e óleos para curar de unha encravada a dor de amor.

Outras atrações de Belém

Confira outros pontos turísticos imperdíveis da capital paraense:

  • Theatro da Paz (fundado em 1878 e inspirado no Scala de Milão);

 

  • Museu Emílio Goeldi (o mais antigo do gênero na região Norte, aberto em 1866 e reconhecido mundialmente como uma das importantes instituições de investigação científica sobre a Amazônia brasileira)

 

  • Mangal das Garças, que fica em pleno Centro Histórico da capital e é um parque ecológico, resultado da revitalização e síntese do ambiente amazônico, com matas de várzea, animais da região e mais de trezentas espécies de árvores nativas. Lá estão também o Museu Amazônico da Navegação; o Manjar das Garças (um dos melhores restaurantes da cidade); um belíssimo viveiro de pássaros; o maior borboletário do Brasil e o Farol de Belém, uma monumental torre-mirante, com 47 metros de altura.

 

  • Pôr do sol na Estação das Docas: o antigo porto de Belém que teve três armazéns de ferro ingleses transformados em um centro de entretenimento que reúne teatro, exposições, artesanato, lojas, sorveterias (entre as quais a famosa Cairú, onde você irá saborear sorvetes que jamais imaginou) e, à noite, cervejarias para um happy hour ou restaurantes para jantar. Além de um famoso palco deslizante onde você poderá assistir a shows de MPB.

 

Muita coisa boa 

Embora esteja morando em Belém do Pará há apenas alguns anos, onde gerencia a loja do Atacadão, João Castilho já tem algumas sugestões muito bacanas para quem visita a capital paraense.

“Olha, um passeio imperdível é pegar um barquinho e atravessar o rio até a ilha do Combu, onde tem vários restaurantes bem típicos, de madeira, à beira do rio. Como o Solar da Ilha, que é muito bom e tem inclusive uma piscina, para quem não quiser tomar banho no próprio rio, o que também é uma atração local.”

“Além disso, não saia de lá sem provar o lendário chocolate da Dona Nena, fabricado por ela mesma, a partir do cacau que planta na ilha. É saboroso!”

Além da ida à ilha do Combu, João também sugere um passeio no Shopping Boulevard, o maior da cidade, “que fica no centro e onde você vai poder conhecer toda a variedade dos pratos típicos da culinária paraense, no Engenho Dedé e depois se deliciar com os sabores inesquecíveis do sorvete Cairú, que só tem aqui”. (João Castilho –Gerente da loja em Belém do Pará) 

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

Página Inicial

Descubra mais sobre Blog Atacadão

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading