Automação Comercial: automatizar o seu negócio é vital para a redução de custos

03/08/2021

6min

A automação comercial consiste no uso da tecnologia da informação para a integração de processos e substituição de práticas manuais como meio de aumentar a eficiência das operações do comércio, sempre buscando maior satisfação dos clientes e, claro, redução dos custos operacionais.

Do ponto de vista do cliente, a automação comercial traz conveniência e rapidez no atendimento tanto em lojas físicas como nos sites de compras online. Enquanto para você, comerciante, e também do ponto de vista da cadeia de suprimentos, a automação é uma forma de aumentar a eficiência (melhor desempenho) e eficácia (menores custos) de toda e qualquer operação do seu negócio.

Vantagens da automação comercial para pequenas e grandes empresas

A integração do sistema de automação comercial com outros processos tecnológicos permite que você melhore o controle de estoques do seu estabelecimento, o fluxo de caixa, o tempo de permanência de um item na sua loja, os pedidos de compras, a logística de recebimento de mercadorias, as obrigações fiscais e muitos outros fatores.

A busca por padrões de interfaces de equipamentos e formatos de dados traz maior flexibilidade tanto para você como comerciante, quanto para fornecedores na integração de processos da cadeia de suprimentos de qualquer tipo de comércio.

Nesses casos, automatizar o seu negócio é essencial para que os consumidores, em geral, enxerguem a sua marca como modelo de qualidade em atendimento e prestação de serviços.

Automação aliada à TI permite o controle de todos os itens da loja

No fim das contas, a questão resume-se em reduzir custos. Para atingir esse objetivo, os programas de automação comercial entram em cena e podem te ajudar a gerir o seu negócio, seja ele grande ou pequeno.

A Tecnologia da Informação (TI), através de sistemas e softwares, permite o controle de todos os produtos da loja, além de garantir a comunicação eletrônica com a rede de suprimentos. O controle de estoque fica, então, cada vez mais simplificado com a baixa automática do item quando o cliente efetua o pagamento no caixa com um PDV (Ponto de Venda).

Aplicando técnicas de Business Intelligence (BI) para acompanhar as vendas históricas, por período, é possível determinar a oferta de itens com antecedência. Relacionando a demanda da procura histórica com eventos externos, como a previsão de aumento de temperatura, você também consegue aumentar o estoque de bebidas e sorvetes, por exemplo.

Além disso, o BI permite associar compras relacionadas de clientes a partir de um padrão de comportamento, o que permite colocar os itens próximos para motivar a compra.

Ou seja, a automação de comércios e outros negócios é essencial tanto para a experiência do cliente quanto para os empreendedores. Organizar e gerir fica muito mais fácil com o auxílio de um sistema comercial de automação.

Características de um software de automação comercial

Um software de automação comercial deve ser capaz de oferecer as seguintes características e funcionalidades:

• Gerenciamento de transações;
• Controle de tickets de vendas;
• Registro de itens;
• Gestão de preços;
• Gestão de estoques;
• Relatório e Consultas;
• Integração com outros softwares de gestão empresarial;

Essas funcionalidades estão disponíveis em, praticamente, qualquer software de automação comercial completo do mercado. Você, comerciante e empreendedor, deve optar por aquele que oferece maior flexibilidade para adaptar seus processos e um serviço de solução rápida de problemas.

A integração do software de automação com empresas de cartão de débito e crédito, por exemplo, agiliza o atendimento aos clientes (quanto mais rápido for o atendimento, menor o número de caixas e maior satisfação dos clientes).

Novos serviços, como o Uber Eats e Mercado Livre, ampliaram o mercado dos lojistas, que devem ficar atentos às novas demandas dos consumidores. As redes sociais, como o Facebook e Instagram, também oferecem boas indicações dos hábitos e tendências de compra dos consumidores, podendo ser utilizadas para constantes revisões do mix de produtos. O Google também oferece serviços — gratuitos em alguns casos — para análise de mercado, sendo útil para que você conheça mais sobre os consumidores locais e seus concorrentes.

As características da automação comercial, por fim, fornecem dados e liberam tempo do dono do negócio. Tudo isso para que ele possa focar no modelo de negócio da empresa, criando planejamentos e gerando crescimento, tendo como prioridade a satisfação dos clientes.

Agora que você já sabe o que é automação comercial e suas vantagens, é hora de implementar esse processo para reduzir os custos do seu negócio.

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