Fortaleza: terra do sol

17/08/2021

9min

fortaleza-conheça-a-terra-do-sol

Capital do Ceará, maior densidade demográfica entre as capitais do país e segunda maior cidade do Nordeste, a encantadora Fortaleza tem 34 km de praias e inúmeras atrações que valem, com certeza, a sua próxima viagem.

Em qualquer lista que se faça dos principais destinos turísticos do Brasil, lá estará a capital do Ceará ou a “terra do sol”, como os cearenses orgulhosamente a chamam. A quinta maior capital brasileira, que apresenta um lado bucólico e bem nordestino é ideal para quem quer fazer turismo em qualquer época do ano. Conheça um pouco mais!

Algumas características de Fortaleza

A temperatura de Fortaleza fica em média 26,5oC e chove pouco ao longo de todo os meses do ano. Você conseguirá conhecer todas as atrações desse lugar encantador, sem preocupações.

A capital, cujo nome remonta à existência de um forte holandês que existia na cidade por volta de 1600, tem, nada mais nada menos, do que 34 quilômetros de praias lindas e um mar com tons que variam entre o verde e o azul.

Há quem afirme que as águas das praias do Ceará são quentes. Mas para ter certeza, você terá que dar um mergulho na Praia do Futuro.

Conheça as praias da capital cearense

Fortaleza é um verdadeiro cartão postal, marcado pelas belíssimas praias da cidade.

Orla Central

Para conhecer todas elas, comece pela bonita Orla Central. A Orla é formada pelas praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, unidas pela Avenida Beira Mar que é ponto de encontro de turistas e moradores ao entardecer.

Iracema — onde fica a célebre estátua que remete ao romance de José de Alencar — é uma praia com águas calmas e areia clara e fina, propícia para quem viaja com crianças.

As praias de Meireles e Mucuripe também têm um visual incrível e são muito tranquilas, embora essa última fique bastante movimentada à noite.

Praia do Futuro

A Praia do Futuro também merece a sua visita. A apenas 11 km do Centro,  umas das mais belas praias de Fortaleza é perfeita para um mergulho ou para a prática de surf, para você que ama esportes radicais. Sem falar que é possível tirar fotos incríveis por lá.

Com oito quilômetros de areias fofas e claras, oferece, em suas barracas sobre a areia, todas as mordomias que você sempre sonhou: desde cadeiras de praia, guarda-sóis e duchas até, acreditem, uma relaxante massagem à beira-mar.

Lá, você também pode provar deliciosos petiscos, ao alcance da mão, como as típicas patinhas de caranguejo e outros peixes e frutos do mar.  

O que fazer em Fortaleza?

Nem só de mar vive a capital do estado do Ceará. Se você procura o que fazer em Fortaleza, saiba que é possível encontrar diversas atrações turísticas na cidade, além de muita história para carregar na sua bagagem cultural.

Mercado Central

Considerado o maior do Nordeste brasileiro, o Mercado Central de Fortaleza tem cinco andares e quase 600 boxes com muita cultura, artesanato e gastronomia reunidos.

No Mercado, você vai encontrar artigos em couro, rendas e bordados, lembranças regionais, bijuterias, joias em ouro, artigos para decoração e todos aqueles produtos que encantam ao paladar dos turistas, como cachaças, licor, castanha e doce de caju. Além, é claro, de comidas típicas nordestinas oferecidas pelos vários restaurantes.

Catedral Metropolitana e Arena Castelão

Símbolos do passado e do futuro, visitar a Catedral Metropolitana de Fortaleza ou a moderna Arena Castelão que sediou a Copa do Mundo de 2014, sempre rende boas histórias. Não deixe de conhecer esses dois pontos turísticos imperdíveis.

Theatro José de Alencar e Passeio Público

Visite também o Theatro José de Alencar — palco de peças que marcaram a história brasileira. Com sua fachada em art nouveau que combina vitrais coloridos e estrutura metálica importada da Escócia, o prédio é uma verdadeira obra de arte.

Aproveite a visita para conhecer o Passeio Público, uma praça que fica pertinho do Theatro, construída em 1890 em estilo neoclássico. É bastante arborizada e por lá você encontra o Café Passeio que, aos sábados, serve uma saborosa feijoada.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Inaugurado em 1998, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um espaço cultural moderno que reúne museus, planetário, teatros, cinema, espaço para shows e galerias de arte.

Isso gerou um movimento que incentivou a restauração de casarões ao redor, transformados em bares, restaurantes e casas noturnas que fazem de Fortaleza CE, ao lado de outras opções, uma cidade conhecida pela agitação e alegria de suas noites — incluindo ótimos restaurantes como o Quintal da Varjota na praia de Meireles ou, no Bairro da Aldeota, o hoje já clássico e nacional Coco Bambu, aliás nascido em Fortaleza.

Outros passeios imperdíveis

Reserve um dia para passear nos arredores da cidade onde você vai encontrar dunas e as falésias coloridas que são a cara do Ceará. O Porto das Dunas — cenário do conhecido parque aquático Beach Park Fortaleza — também está localizado na região.

Já a Costa Oeste tem como destaque os bons ventos e as lagoas da praia de Cumbuco, a cerca de 40 km do Centro. É uma boa pedida para quem quer sair do Centro da capital e conhecer as belezas naturais do Ceará.

Comidas típicas da capital Fortaleza

Fortaleza também é rica em saborosas opções e os frutos do mar são os mais procurados. 

Lagostas deliciosas chegam às praias todos os dias nas jangadas. Mas, se você não é muito fã de peixes e comidas exóticas, a capital oferece a típica boa comida nordestina, como baião de dois e carne de sol.

As famosas tapiocas também ganharam espaço no bairro de Messejana. Com cerca de 20 barracas, você pode provar essa delícia com os mais variados recheios.

”A segunda-feira mais animada do Brasil”

Nascido em Fortaleza – Ceará e há nove anos no Atacadão, o Supervisor Regional Erick Junior de Oliveira diz que, “naturalmente, quem vem para Fortaleza, que é a terra do sol, tem que curtir as nossas praias que são o cartão-postal da cidade. Ou as que ficam na própria Fortaleza ou aquelas que proporcionam um belo passeio, como ir, por exemplo, à Lagoinha, Morro Branco ou Praia da Fonte.”

Entre as sugestões de Erick estão “apreciar uma caranguejada na barraca do Chico do Caranguejo, na Praia do Futuro ou no Iate Clube. E não deixar de ir assistir ao pôr do sol no Mercado do Peixe, na praia de Mucuripe.”

“Rapaz, você compra peixe ou camarão frescos, eles preparam para você ali, na hora, diante daquele visual fantástico”, Erick se entusiasma.

Sobre a noite na cidade, nosso Supervisor Regional conta que há muitas opções, tanto em bares e restaurantes, como shows. “Outra ótima opção para quem nos visita é assistir a um bom show de humor no Beira Mar Grill, na orla (o Ceará é terra de grandes humoristas)”, afirma.

Mas Erick garante que “o imperdível mesmo são as segundas-feiras de Forró no Bar do Pirata, na praia de Iracema”. E completa: “Não é à toa que Fortaleza é conhecida por ter a segunda-feira mais animada do Brasil” (Erik Junior – Supervisor Regional)

Nada melhor do que conhecer Fortaleza através dos olhos de quem vive na capital, não é mesmo?

Deixe uma resposta

Página Inicial