Foz do Iguaçu: espetáculo da natureza

12/06/2023

6min

Foz de Iguaçu

Foz do Iguaçu, no Paraná, localizada no oeste do estado, na divisa com a Argentina, poderia ser apenas mais um dos 5570 municípios brasileiros, não fosse por um monumental “detalhe”.

É na cidade que encontramos, justamente, a foz do rio Iguaçu, que lhe dá o nome, com suas majestosas Cataratas: um conjunto de 275 quedas d ‘água, considerado pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.

As Cataratas do Iguaçu fazem de Foz um lugar especial

Graças ao espetáculo proporcionado pela natureza, Foz do Iguaçu é hoje um dos principais destinos turísticos da América do Sul e o segundo local mais visitado por estrangeiros no Brasil.

As 275 Cataratas do Iguaçu – que se estendem por cerca de 2,7 km – têm, em sua maioria, uma altura em torno de 64 metros. Superada apenas pela famosa Garganta do Diabo, exatamente na divisa entre Brasil e Argentina, que é a queda com maior fluxo d’água em forma de um “u” invertido, com 80 metros de altura e 150 de largura.

Parque Nacional do Iguaçu: um passeio inesquecível

O conjunto das quedas fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu: área de proteção ambiental criada em 1939 e que, junto com seu homônimo Parque Iguazú, na Argentina, compõe uma área total de cerca de 250 mil hectares de floresta subtropical e fauna protegida.

Com um ingresso, você pode visitar o parque no lado brasileiro onde, sobre uma plataforma, terá uma inesquecível e panorâmica visão das Cataratas de Foz do Iguaçu.

Se preferir, pode comprar à parte um ingresso para o Macuco Safari, que passeia pelo parque em um veículo elétrico e leva os visitantes a uma aventura de barco que chega, literalmente, sob as quedas das cataratas.

No Memorial do Parque você pode assistir um vídeo, de 12 minutos, que conta a história do grande desbravador Álvaro Núñez Cabeza de Vaca, que foi o primeiro homem branco a ver as cataratas.

A maior usina hidrelétrica do mundo está em Foz do Iguaçu

A Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, uma das maiores obras da engenharia moderna e a maior usina hidrelétrica em produção no mundo, é uma construção monumental.

Fica a apenas 12km do centro de Foz do Iguaçu e é um passeio obrigatório para quem vai à cidade. São várias opções de atrações, tanto nas áreas da engenharia, como nas de tecnologia, natureza e resgate histórico da região.

Marco das Três Fronteiras

O famoso Marco das Três Fronteiras é um obelisco feito de pedra, em um cenário impressionante onde se juntam as águas do Rio Iguaçu com as do Rio Paraná em um triângulo que fixa o limite territorial e a soberania dos três países.

Parque das Aves

Outro passeio imperdível é conhecer o Parque das Aves, um centro internacionalmente reconhecido de recuperação e conservação de aves onde você terá um contato direto com mais de 1320 aves de 143 espécies diferentes.

Não deixe de atravessar a Ponte da Amizade

Atravesse a Ponte da Amizade e faça compras em Ciudad del Este, no lado paraguaio. São inúmeros shoppings, centenas de lojas e milhares de produtos como roupas, perfumes, brinquedos, eletrônicos e produtos de informática, com preços vantajosos.

Muitas opções em gastronomia e diversão

Paulista, o gerente da loja do Atacadão de Foz do Iguaçu, Cleiton Costa, faz questão de lembrar a quem for visitar a cidade que ela, além da natureza e história, também oferece inúmeras opções em gastronomia e diversão.

Ele considera imperdível, por exemplo, um jantar na Churrascaria Rafain, que além da comida espetacular, foi considerada, recentemente, a casa que apresenta o maior número de shows de danças típicas e regionais no mundo.

São encenações lindíssimas que contam a história das Cataratas Foz do Iguaçu e fazem um belo passeio cultural pelo folclore dos países da América do Sul, incluindo o México”. 

Outras atrações que Cleiton recomenda com entusiasmo são um “happy hour na badalada Avenida Jorge Schimmelpfeng e suas travessas, onde estão concentrados inúmeros bares, restaurantes e casas de dança”; um almoço no Bairro do Boqueirón, no Paraguai, e “um jantar em alto estilo nos animados restaurantes e cassinos de Puerto Iguazú, na Argentina”. 

Ele completa: “Quem vem aqui não pode deixar de ir à Argentina, que fica a apenas 5 km do centro de Foz do Iguaçu ou ao Paraguai, distante apenas 4 km do centro da cidade. Vale a pena!” Cleiton Costa — Gerente loja Foz do Iguaçu

Compartilhar

Deixe uma resposta

Página Inicial

Descubra mais sobre Blog Atacadão

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading