3 dicas para organizar melhor o seu dia

11/08/2021

7min

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Neste artigo do Atacadão, a consultora e personal organizer, Kalinka Carvalho apresenta 3 dicas para você, empreendedor, aprender a organizar o seu tempo. Com organização, você ganhará em produtividade e resultados, conciliando a vida pessoal com as atividades profissionais da sua empresa. Confira!

Pilares da organização e empreendedorismo

Para se ter sucesso como empreendedor, é necessário ter a gestão do seu negócio muito bem-feita. E, para isso, a organização é uma grande aliada. 

Michael Faraday foi um físico e químico, considerado uma das pessoas mais influentes do seu tempo. Ele dizia que as 5 habilidades empreendedoras para o sucesso são: 

  1. Concentração;
  2. Discernimento;
  3. Organização;
  4. Inovação;
  5. Comunicação.

Quando falamos em organização, não falamos apenas de espaços físicos, mas também dos processos, controles e ferramentas que são utilizadas no dia a dia.

Vivemos em um mundo onde, a cada segundo, temos uma nova informação e, muitas vezes, não conseguimos acompanhar tudo isso. Nesse caso, entra o que chamamos de curadoria. Ou seja, não precisamos saber de tudo, mas é fundamental que saibamos onde e quem procurar quando necessitarmos de uma informação.

Muitos empreendedores acreditam que têm que saber de tudo e esse é o grande erro da maioria dos negócios que não dão certo. Saber delegar é um dos principais pilares dos empreendedores de sucesso.

Ter ferramentas que ajudam a gerenciar o seu negócio também é outro segredo. David Allen, criador do método e autor do livro “GTD – A Arte de Fazer Acontecer”, diz que sua cabeça foi feita para ter ideias e não para as deter. Assim, usamos ferramentas de gestão de tempo que nos auxiliam a ter a informação quando precisamos, sem depender do nosso cérebro, que pode falhar.

1. Utilize ferramentas de organização pessoal

Existem técnicas, ferramentas e produtos que podem te ajudar a ter uma vida e um negócio mais organizado. Lembre-se sempre de que a organização é um processo. Você precisa encontrar as ferramentas corretas para que consiga se organizar. Quando não consegue é porque ainda não encontrou a ferramenta ou método adequado.

Dentre as principais ferramentas de organização temos a agenda ou calendário – com eles podemos marcar compromissos, ou seja, tudo que tem hora e data marcada. Imagine se você quiser decorar tudo que tem de compromisso durante um ano. Acha que vai conseguir? 

Outra ferramenta imprescindível é um gerenciador ou planejador de tarefas. Sabe aquela apresentação que tem que ser feita, mas que você nunca começa? Tarefas não têm data e hora, mas precisam ser feitas e muitas vezes deixamos para fazer depois. As tarefas também precisam ser listadas, assim não corremos o risco de nos sobrecarregarmos ou de deixar tudo para última hora.

2. Organizar a gestão da sua empresa também é imprescindível

Para finalizar as dicas de ferramentas, também precisamos controlar e monitorar a evolução dos nossos negócios. Você sabe quais são os seus principais gastos? Para onde vai o dinheiro? Você está lucrando? Onde precisa investir mais? Suas ações estão gerando vendas? Se você não tem o controle, é provável que esteja perdendo dinheiro e seu negócio esteja em risco.

Vale lembrar que somos pessoas diferentes, com personalidades diferentes e cada um terá sua própria ferramenta ideal. Elas podem ser digitais ou analógicas, dependendo da pessoa. Agendas de papel ainda são muito usadas por grandes empresários de sucesso, e isso não é errado ou arcaico, é a maneira que aquela pessoa consegue se organizar.

Não existe certo ou errado quando o assunto é organização. Existe aquilo que funciona para você. Se for escolher ter uma agenda de papel, temos uma infinidade no mercado; por dia, semana, mês, etc. Há ainda as versões digitais: apps, agendas online, softwares, etc. Cabe a você escolher aquela que lhe agrada, seja intuitiva e que funcione.

Sendo possível, use ferramentas digitais e analógicas ao mesmo tempo, sem preconceito. É o que chamamos de forma mista.

3. Lembre-se que todos temos as mesmas 24 horas do dia

No caso das tarefas, há pessoas que preferem aquela famosa lista de coisas para fazer. Mas temos os planners ou planejadores, que nos ajudam a “planejar” o que deve ser feito, também com versões analógicas e digitais.

O mercado está repleto de apps que ajudam você a organizar suas tarefas por contexto. Assim, quando sair na rua, você saberá exatamente o que tem que fazer e não perderá tempo.

Os controles também podem ser feitos com o uso de um caderno, uma planilha ou um software, anotando tudo que acontece. Tudo vai depender daquilo que é melhor para você ou sua equipe.

E aqui vai outra dica: se o trabalho é feito com mais pessoas é necessário que todas estejam alinhadas com as ferramentas e processos e que sejam treinadas para dominarem o fluxo. Assim não tem erro, o seu negócio será um sucesso e você terá, através da organização, o controle de tudo.

As pessoas vivem dizendo que não têm tempo para nada. Ora, todos nós temos as mesmas 24h do dia. Por que então algumas pessoas conseguem e outras não? Simples: gestão de tempo.

Quando conseguimos ver tudo o que temos que fazer, fica mais fácil definir as prioridades e focar nelas, delegando também sempre o que for possível. Enfim, com a organização é possível equilibrar vida pessoal e profissional, assumindo, assim, o controle da sua vida e do seu negócio.

 

Kalinka Carvalho é consultora, palestrante e produtora de conteúdo em organização pessoal, residencial e eventos. É formada em Publicidade e Propaganda e tem MBA na área de Marketing. Trabalhou com eventos, comunicação e marketing e, conhecida por ser extremamente organizada, resolveu se especializar, tornando-se, em 2010, uma personal organizer. É associada da ANPOP – Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade; já escreveu para diversos blogs e atualmente tem o seu próprio blog, além de um canal no Youtube. (Para contatos acesse http://www.kalinkacarvalho.com.br).  

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