Aprenda a usar as redes sociais a favor do seu negócio

07/03/2022

6min

Neste artigo, a especialista Tatti Maeda nos mostra, de uma forma muito didática, como você pode aproveitar melhor o universo da internet e das redes sociais para valorizar a sua marca e alavancar as vendas de seus produtos e serviços. Confira! 

O ato de comprar foi transformado pela internet

Qual é a primeira coisa que você faz ao despertar? Quando eu nasci, era acordada pelo rádio relógio do meu pai. Hoje, você possivelmente irá dizer que verifica as notificações do seu smartphone.

No Brasil, são 58,7 milhões de pessoas acessando a internet exclusivamente através deles. Isso explica o porquê da jornada dos clientes/consumidores ter se transformado. Seja para pesquisar, tirar dúvidas, comparar produtos e serviços ou até mesmo comprar, as redes sociais e a internet de modo geral conseguiram transformar o nosso modo de agir.

Sabendo disso, é muito importante que você esteja atento às mídias sociais: plataformas que nos permitem compartilhar conteúdo, fotos, vídeos, enfim, interagir e nos correspondermos com quem precisa do que você pode ofertar.

Mas com tantas redes sociais, como saber a melhor forma de posicionar o seu negócio na internet? Para te ajudar, vou compartilhar alguns pontos essenciais para você, que quer dar aquele up e conquistar um posicionamento relevante no mundo digital. 

1. Ter não é ser

Se você tem conta no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Pinterest, blog etc., mas não produz conteúdo e não interage com seus clientes, você NÃO ESTÁ PRESENTE!

2. Presença digital se baseia em um tripé

Posicionamento

Você precisa saber onde, como e quando ofertar seus produtos ou serviços. Lembre-se que menos é mais e saiba escolher em quais “brigas” você pode meter a colher. Esses são pontos importantíssimos para quem deseja adotar uma presença digital que cative! 

Cadência

Muitas vezes as pessoas se sentem perdidas sobre a quantidade de publicações que devem fazer nas redes sociais. A melhor quantidade quem saberá definir é você, testando e sentindo o seu público. Não é sobre QUANTIDADE, mas sim sobre QUALIDADE e frequência, ou seja, cadência.

As pessoas se “habituam” quando você escolhe, toda terça-feira à noite, fazer uma live no Facebook ou publicar fotos com uma #hashtag específica no Instagram sempre aos domingos à tarde. Experimente ver o resultado.

Relacionamento

Você está fazendo suas publicações direitinho, se posicionando e mantendo a cadência. Mas, apesar de tudo isso, esquece de responder às mensagens que seus seguidores deixam no inbox, comentários ou de ver os compartilhamentos que eles fizeram.

Você também não tira dúvidas nem ao menos agradece as mensagens? Saiba que você pode estar colocando tudo a perder se continuar assim. Lembre-se que, através das redes sociais, as pessoas estão interagindo e gostam de comentar sobre o que lhes desperta coisas boas.

Seja gentil e interaja (isso ajuda a manter sua publicação ativa na maioria das mídias sociais pois sempre que alguém interage, essa publicação volta a aparecer no feed de notícias dos usuários). Gestão de redes sociais também demanda engajamento da sua parte.

3. Ao criar publicações nas redes sociais, pense como cliente do seu negócio

Isso é muito importante. Muitas vezes, por termos um entendimento maior sobre nosso produto ou serviço, escrevemos textos técnicos demais ou com mensagens que não comunicam claramente as vantagens do produto para o cliente.

Nas publicações, precisa ficar muito claro qual é o grande diferencial do seu produto. Assim, você consegue criar, cada vez mais, conteúdos que se conectam com o seu consumidor. Um dos maiores erros no universo digital é exatamente esse: não saber posicionar nas mídias sociais, as vantagens e diferenciais do que você oferta. 

4. Mantenha um monitoramento ativo

Acompanhar e monitorar o nome da sua marca, do seu serviço ou do seu produto é muito importante para saber como e onde andam falando sobre ele.

Uma maneira simples de fazer isso é criar alertas no Google Alerts. Basta colocar as palavras-chave que desejam ser notificadas caso apareça alguma menção delas no Google. 

Esse monitoramento ajuda a entender como os seus seguidores e clientes enxergam a marca. Entender isso ajuda a identificar o que precisa ser melhor comunicado, o que precisa mudar e o que precisa de ajustes em qualquer camada do negócio. 

Acredito que, para começar, estes passos são essenciais! Construindo uma presença digital, permeada por estes caminhos, você, certamente, irá se conectar e atrair muito mais clientes e admiradores para o seu negócio!

Tatti Maeda tem oito anos de experiência na área de Marketing Digital, atendendo clientes como B2W Digital (Americanas, ShopTime, Submarino, Ingresso.com), Walmart, Hotel Urbano, Peixe Urbano, E-Commerce School, ABComm e outros), onde consolidou conhecimentos em Gestão de Mídias Sociais, Criação de Presença e SAC 3.0.

Atuou como Editora Web na Rede Globo, nos Jogos Olímpicos 2016 e como organizadora do Social Media Week São Paulo (2016/2017). Foi palestrante IBM WomenIt – Inteligência Relacional e #SoftSkills. Atualmente é Planner Digital na Foregon, consultora de Marketing Digital, Palestrante e facilitadora de Workshops sobre Inovação e Tendências.

 

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