Sazonalidade: aproveite as oportunidades em épocas especiais

25/02/2022

5min

A palavra sazonal vem do latim satio, e está ligada às estações do ano. Satio vem do verbo em latim serere e quer dizer plantar ou semear. No início, satio significava o ato de plantar coisas ou semear: plantio. Com o tempo, passou a significar também o tempo em que se semeia a terra.

Embora sazonal signifique algo relativo às estações, a evolução da palavra sazonal em português não está ligada às estações do tempo.

No varejo foram desenvolvidas várias “estações” promocionais, que acompanham festas regionais, como a tradicional Festa de São João, ou feriados nacionais, como a Páscoa e o Natal. Também foram criados eventos promocionais que se repetem de tempos em tempos, como o aniversário da loja, o feirão da semana, entre outros.

Para quem é dono de um comércio, as celebrações de Natal e Ano-Novo são um bom momento para fidelizar o consumidor, conquistar novos clientes, aumentar as vendas e melhorar o resultado. Talvez não seja possível tudo isso, mas é preciso escolher uma dessas ações como prioridade.

Como aproveitar épocas especiais da melhor forma?

A estratégia a ser adotada para o período especial pode refletir diretamente no modo com o qual o seu negócio será reconhecido por seus clientes. 

Grandes varejistas costumam ofertar itens da época a preços mais competitivos, porém reduzem a agressividade nos preços dos produtos do dia a dia. Para aproveitar esse momento, tente ser diferente.

Seja competitivo nos itens do dia a dia

Por exemplo, você pode vender 10 produtos a R$ 50,00 ganhando R$ 10,00 em cada, ou seja, lucrando R$100,00, ou vender 20 produtos a R$ 45,00 ganhando R$ 5,00 em cada, lucrando os mesmos R$ 100,00.

Sem dúvida, a segunda opção dá muito mais trabalho, mas os ganhos de imagem, de marca e o “boca a boca” trarão resultados futuros com reflexo no aumento do número de clientes e no incremento das vendas, fortalecendo sua imagem perante seus clientes. 

Conheça seus clientes

Converse com eles na loja, descubra o que eles podem estar comprando no concorrente, seja por preço ou por falta de sortimento. Assim, você terá novas ideias para aplicar no seu negócio.

Trabalhe com marcas reconhecidas a preços competitivos

O seu negócio deve ocupar uma posição de destaque na memória do consumidor. Não subestime sua clientela tentando vender produtos de qualidade inferior somente porque são baratos.

Utilize as mídias sociais

Plataformas como Facebook e Instagram permitem publicidade destinada a públicos específicos. Por exemplo, é possível atingir clientes num raio de 1.000 metros da loja, a um preço bastante acessível. Faça isso e veja suas vendas aumentarem!

Planeje o seu estoque de produtos sazonais para evitar desperdícios

Pense que os produtos sazonais, na maioria das vezes, são vendidos em apenas um pequeno intervalo de dias ou semanas. Por isso, é importante planejar o estoque para não sair no prejuízo.

Desenvolva embalagens específicas para produtos sazonais, como sacolas térmicas para os congelados, ou ofereça uma assadeira descartável na venda de carnes diferenciadas.  

Exponha de modo mais agressivo os produtos da data especial, como panetones, frutas secas, carnes como pernil, lombo, peru, frango, e as frutas e verduras da época, pois isso fará com que seu cliente fiel não tenha que recorrer a outro local para complementar as compras.

Dar destaque aos produtos que os clientes já compram não aumenta a venda. Todos gostamos de novidades, e compramos por impulso. Sendo assim, não desperdice seus melhores espaços com produtos de venda garantida para garantir lucro na sazonalidade.

 

MARCOS ESCUDEIRO é Mestre em Gestão da Competitividade – EAESP-FGV. Conselheiro independente, associado ao IBGC, professor e palestrante. Mais de 30 anos de experiência no varejo alimentar em diversos tamanhos e formatos de loja no Brasil e no exterior, de empresas familiares a multinacionais de capital aberto. Contatos pelo http://www.escudeiro.com.br

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