Mantenha sua loja atraente para os clientes!

02/03/2022

9min

Uma loja sempre atraente, com cara de nova e agradável aos olhos dos clientes, é um dos fatores mais importantes para manter as vendas sempre em alta. E, para isso, se torna primordial sua manutenção preventiva e corretiva.

Marco Tarantino, Gerente de Manutenção do Atacadão, explica o que fazer para manter sua loja sempre atualizada. Veja aqui!

Manutenção da loja: por que é tão importante?

A adequada manutenção de uma loja tem como objetivo assegurar o perfeito e permanente funcionamento de todos os sistemas, equipamentos e bens; garantir segurança aos funcionários e clientes e, claro, preservar o seu valor patrimonial.

Nesse sentido, os cuidados devem ser os mais amplos, abarcando todo o processo de funcionamento da loja, desde a parte física, de estrutura e acabamento até a parte operacional, que inclui a revisão permanente de todas as instalações, além dos sistemas e equipamentos de prevenção e combate a incêndios.

A alvenaria da loja, que engloba a estrutura da loja em si, como paredes, teto e piso, deve ser revisada de tempos em tempos por profissionais especializados.

Dicas básicas de manutenção

  • Mantenha sempre os ambientes bem ventilados para evitar o aparecimento de mofo e/ ou bolores e a danificação da parede;
  • Se o mofo surgir, use detergente, formol ou água sanitária, dissolvidos em água, e desumidificadores, que ajudam a controlar o aparecimento de fungos;
  • Cuidado com a sobrecarga de peso em estantes, prateleiras e armários. Isso pode danificar as paredes da sua loja; 

Uma boa pintura diz muito sobre o ambiente da loja

A pintura deve ser refeita de tempos em tempos para promover beleza ao acabamento da loja. Fique atento à iluminação para não realçar pequenas imperfeições nas paredes.

Confira as melhores opções em tintas:

Tinta acrílica

Apresenta boa durabilidade e resistência a intempéries, sendo indicada tanto para ambientes internos quanto externos. As tintas acrílicas possuem baixo respingamento, ótimo alastramento e aparência de semi-brilho ou fosca.

Tinta látex

A tinta látex é a mais indicada para alvenaria interna e externa (sendo, entretanto, mais apropriada para a alvenaria interna, devido à sua menor capacidade de dilatar com as variações de temperatura provocadas pela incidência solar direta) tendo acabamento fosco ou aveludado.

Tinta esmalte

Indicada especialmente para madeiras, metais e azulejos pelo acabamento de boa qualidade, possui boa resistência à luz, às intempéries e à chuva. Pode ser diluída e limpa com aguarrás. Não são fáceis de utilizar, têm um cheiro forte e secam lentamente.

Cuidados básicos de manutenção da pintura

  • Para limpar pequenas manchas, utilize pano branco umedecido em pequena quantidade de sabão neutro, esfregando o mínimo possível;
  • Para remoção da poeira ou sujeiras de paredes e tetos com aplicação de tinta PVA, utilize somente espanador e flanela seca. Tome cuidado para não exercer pressão demais na superfície e não utilize água (ou pano úmido);
  • Para remoção da poeira, manchas ou sujeiras de paredes e tetos com aplicação de tinta acrílica, utilize espanador, flanela seca ou levemente umedecida com água e sabão neutro. Deve-se tomar o cuidado de não exercer pressão demais na superfície. Manchas de gordura devem ser limpas com água e sabão neutro imediatamente;
  • Nunca utilize álcool, detergentes ou produtos químicos de limpeza (principalmente ácidos) e jamais utilize saponáceos, esponjas ásperas, buchas, palhas de aço, lixas ou máquinas com jato de pressão para a limpeza das superfícies pintadas;
  • Evite a incidência de raios solares diretamente sobre as superfícies, colocando, nas aberturas de janelas, sempre que possível, anteparos como cortinas e venezianas com a finalidade de garantir a coloração.

Cuidando do piso do seu estabelecimento

Com relação ao piso, embora também sejam utilizados pisos cerâmicos ou porcelanato, o mais comum para uma loja de supermercados continua sendo o piso cimentado, que dá regularidade e acabamento final a pisos e lajes.

É um piso fácil de limpar e resistente. O que não significa que você não tenha que ter cuidados básicos, como evitar a queda de óleos, graxas, solventes e ácidos; evitar bater com peças pontiagudas; não arrastar materiais pesados sobre ele; não utilizar objetos cortantes ou perfurantes para auxiliar na limpeza dos cantos de difícil acesso e, principalmente, evitar sobrecarga de peso.

Limpe o piso sempre com um pano ou esponja macia umedecidos em solução de detergente ou sabão neutro e evite o uso de produtos corrosivos ou vassouras de cerdas duras.

Energia e redução de custos

Outro item extremamente importante na adequada manutenção de uma loja é, sem dúvida, a energia e a possibilidade de redução de custos mediante ações orientadas e bem definidas. 

  • Certifique-se de que a tensão e a potência dos equipamentos não excedem os valores dimensionados em projeto. Ao comprar eletrodomésticos, observe a infraestrutura deixada;
  • Com relação às luminárias, para maior eficiência e aumento da vida útil, recomenda-se a utilização de lâmpadas para tensão (Volts) e potência (Watt) conforme especificado no projeto elétrico. O tipo (incandescente, fluorescente, halógena, dicróica, LED, etc.) e modelo (tubular, circular, spot, etc.) poderão ser de acordo com sua preferência, necessidade e adequação ao ambiente;
  • Estabeleça o uso adequado de energia desligando, quando possível, pontos de iluminação e equipamentos.
  • Realize as manutenções sugeridas para evitar fuga de corrente elétrica, tais como rever o estado de isolamento das emendas de fios, reapertar as conexões dos quadros elétricos e as conexões de tomadas, interruptores e pontos de luz, verificar o estado dos contatos elétricos, substituindo peças que apresentam desgaste.

 

Faça a manutenção de todos os itens e estruturas da loja

O importante é que a ação de manutenção de todos os itens de uma loja seja feita preventivamente, para evitar surpresas desagradáveis.

No que diz respeito aos demais itens que exigem manutenção em uma loja – e eles são muitos –, você pode montar um manual interno, estabelecendo rotinas, responsabilidades e data para revisão de cada um deles.

Também pelo menos uma vez por ano cuide de revisar a impermeabilização, as instalações elétricas como um todo, os banheiros, as esquadrias, o forro de gesso, jardins e outros itens não menos importantes, como a vedação dos vidros e o sistema de proteção contra descargas atmosféricas, entre outros.

De cinco em cinco anos, revise as peças em aço inoxidável, a instalação de gás, os espelhos, louças e metais sanitários.

Enfim, em uma loja existem muitos componentes e detalhes operacionais que precisam ser cuidados. E o importante é que sua ação sobre eles seja feita de modo preventivo. Não apenas para evitar surpresas e incidentes desagradáveis, mas acima de tudo para continuar encantando os seus clientes.

MARCO ANTONIO TARANTINO é Gerente de Manutenção do Atacadão. Graduado em Engenharia Civil pela UNG e pós-graduado em Administração de Projetos pela Conform – Consulenza Formazione e Management – European Commission. Tem ainda vários outros cursos, entre os quais o de Negociação Estratégia de Gestão de Conflitos no Insper (SP).  

Compartilhar

Deixe uma resposta

Página Inicial

Descubra mais sobre Blog Atacadão

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading