Como preparar uma festa junina com pratos veganos?

13/06/2022

5min

legumes

O mês de junho está se aproximando e com ele, a tão esperada festa junina. Para quem ama essa comemoração, não via a hora da pandemia melhorar e essa festividade voltar à tona, trazendo alegria e sensação de bem-estar às pessoas. Com a festa junina voltando, quem gosta de preparar essa festa em casa ou com a vizinhança precisa pensar em todos.

Isso quer dizer que todos os pratos oferecidos nessa comemoração precisam ter inclusão para quem come ou não carne, ou alimentos de origem animal. Preparar pratos com legumes, verduras, dentre outros alimentos veganos é super importante hoje em dia, pois muitas pessoas passaram a ter esse estilo de vida nos últimos tempos. 

Quer saber como preparar receitas típicas de festa junina, porém veganas? Acompanhe o artigo a seguir e saiba mais! O Atacadão pensa em você e prepara todas as dicas com muito cuidado e atenção.

Pastelzinho de fubá

Um pastel de fubá vegano é a cara da festa junina e pode surpreender a todos com um sabor irresistível e, de certa forma, acaba sendo mais saudável. Para realizar essa receita, precisará de:

  • 2 xícaras de fubá;
  • 2 xícaras de água;
  • 2 colheres (chá) de óleo vegetal;
  • 2 colheres (sopa) de polvilho doce ou azedo;
  • 1 colher (chá) de sal.

O recheio pode variar de acordo com seu gosto, sendo ele doce ou salgado, mas aqui, daremos a opção de escarola. A medida deve ser 2 xícaras cheias.

Modo de preparo

Inicie pegando uma panela e misturando a água, sal e o óleo vegetal. Leve ao fogo médio até que a água ferva. Gradualmente vá adicionando o fubá, mexendo sem parar para não formar grumos. Quando sentir a massa mais pesada e soltar do fundo da panela, mexa por mais uns 5 minutos e desligue o fogo.

Espalhe essa massa em uma superfície lisa e vá adicionando o polvilho até tudo ficar homogêneo. Cubra com um pano úmido e deixe descansar por 15 minutos. Enquanto isso, refogue a escarola ralada com azeite, sal e um pouco de ricota se desejar.

Pegue a massa e divida-a em 12 porções iguais, formando bolinhas. Abra a massa com um rolo, adicione o recheio e feche igual um pastel. Unte uma assadeira antiaderente e deixe durante 30 minutos assando a 180 graus.

Paçoca de amendoim

Festa junina sem paçoca não é festa junina, não é mesmo? Então veja a seguir como preparar uma paçoca de amendoim deliciosa e vegana para essa época do ano. Utilize:

  • 1 xícara de açúcar mascavo;
  • 1 xícara de farinha de mandioca fina;
  • 3 xícaras de amendoim torrado sem pele e sem sal;
  • Uma pitada de sal. 

Modo de preparo

Inicie o preparo adicionando o amendoim e sal no processador até que vire uma farofa. Após isso, desligue o processador e acrescente o açúcar mascavo e bata novamente até que tudo incorpore muito bem. Em uma frigideira adicione a farinha de mandioca em fogo médio até dourar, sempre mexendo para que ela não queime.

Coloque no processador e bata tudo novamente. O ponto ideal é quando o amendoim passa a soltar seu óleo natural, dando a liga da paçoca. Assim, modele a paçoca na forma de sua preferência e se delicie!

Pipoca

Para finalizar essas dicas do Atacadão, a pipoca não poderia faltar, não é? Festa junina sem pipoca também acaba sendo algo incomum e, por isso, fazer esse petisco é super importante e agrada o paladar de todos. 

Adicione o milho de pipoca em uma panela com azeite vegetal ou manteiga vegana. Sempre dê uma mexida na panela tampada para que o milho não queime. Deixe-o estourando para virar a pipoca.

Após estourada, tempere com sal e manteiga vegana derretida. É simples e muito delicioso!

Confira muito mais pratos de festa junina com o Atacadão

Quer ter mais opções de comidas típicas para a sua festa junina? Com o Atacadão, você pode encontrar tudo para fazer o prato que desejar. Compre em nossas lojas ou em nosso site e tenha uma ótima experiência nesse maravilhoso clima junino.

Compartilhar

Deixe uma resposta

Página Inicial

Descubra mais sobre Blog Atacadão

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading